Na freguesia da Madalena há já algumas décadas que celebramos “abril” com uma prova de atletismo na rua, que cada vez tem conquistado mais adeptos amadores e federados.
 
Apesar de ser um evento muito territorial, as “Corridas da Liberdade” têm vindo a movimentar clubes e atletas que se entusiasmam a melhorar os tempos numa prova com piso citadino que desafia os seus limites. 
 
Continuar a dinamizar este evento permite divulgar a modalidade de atletismo, captar novos atletas e divulgar o desporto como um caminho de vida saudável. 
 
O sucesso desta atividade fez-se sentir pela adesão da população e inscrição de mais de 150 atletas nas edições de 2022 e 2023.  
 
As “Corridas da Liberdade” contam com parceiros de empresas desportivas, com a comunidade escolar, clubes de atletismo e com o apoio do Município de Vila Nova de Gaia. Estão presentes nesta prova a PSP e a corporação de Bombeiros da área geográfica.
 
Em 2024, as “Corridas da Liberdade” contemplam provas nos escalões, feminino e masculino de: benjamins, infantis, iniciados, juvenis e uma corrida da família.
 
O regulamento interno e o formulário de inscrição para as Corridas da Liberdade 2024 pode encontrar no site da Junta de Freguesia no item atividades, http://www.jf-madalena.pt/atividades/
 
Vamos correr, em nome da Liberdade!